As atividades planejadas se concentram em um estudo de caso prático sobre o uso versátil de vários dispositivos, uma análise das ferramentas freeware multimídia e interativas disponíveis, sua usabilidade e possível utilização para planejar e desenvolver conteúdo de treinamento (incluindo o desenvolvimento de exemplos/pilotos). Além disso, será feita uma análise de possíveis plataformas de aprendizagem – conforme descrito acima. Finalmente, os resultados serão resumidos em um “guia de implementação”. Um foco especial é colocado no desenvolvimento de metodologias que melhor apoiem os idosos.
Multiple devices são ferramentas eletrônicas para processar e exibir dados, informações e conteúdo multimídia. Atualmente, podemos distinguir vários tipos de dispositivos, muitos dos quais são hoje portáteis. São PCs desktop, laptops, conversíveis, Chromebooks, tablets e smartphones. O desafio é entregar conteúdo de treinamento interativo e multimídia de forma versátil, para que possa ser exibido igualmente em todos os dispositivos mencionados (este é um assunto ainda não pesquisado e uma inovação).
O estudo sobre Múltiplos Dispositivos está disponível para download em PDF.
O segundo item analisado no projeto são as ferramentas para a criação de Conteúdo Multimídia e Interativo. Após uma fase de pesquisa e troca de experiências entre os parceiros, os parceiros trocaram suas descobertas e praticaram seus conhecimentos e habilidades recém-adquiridos em uma atividade de Aprendizagem-Treinamento-Ensino. O foco deste treinamento foi colocado na experiência prática de todos os participantes usando as ferramentas. Além disso, os participantes desenvolveram habilidades para usar as ferramentas e decidir sobre a implementação.
Você encontrará os resultados da pesquisa e da experiência prática aqui.
A terceira atividade centrou-se na identificação de plataformas simples de aprendizagem que possam ser utilizadas na Educação de Adultos. Claro, existem plataformas de aprendizado bem equipadas e disponíveis gratuitamente, como o MOODLE. Infelizmente, essas plataformas são complexas e exigem altas habilidades digitais tanto dos instrutores quanto dos alunos. Este problema foi o ponto de partida para buscar alternativas simples e disponíveis gratuitamente. A equipe do projeto se concentra no WordPress e também considera o eXe-Learning.
Uma avaliação das plataformas e uma recomendação para seu uso são resumidas em um manual.
Todo este conteúdo será apresentado num grupo EPALE. Enquanto plataforma para a educação de adultos, a EPALE não só permite a publicação de contribuições e artigos, como também oferece a opção de debates com as partes interessadas.
A equipe do projeto implementou um Grupo de Interesse Especial “InterMedia – Implementação de Interatividade e conteúdo baseado em multimídia com vários dispositivos”. Como membro registado da Plataforma EPALE, pode juntar-se ao grupo e contribuir para o grupo e para o seu conteúdo.
Views: 391